• Associação Anglicana Desmond Tutu

MACHISMO E SUAS INFLUENCIAS NA VIDA CONJUGAL

É comum recebermos na casa Noeli, mulheres que se queixam por algumas atitudes de seu ex companheiro, como uma sobrecarga e responsabilidade maior referente ao cuidado das tarefas domesticas e com os filhos. Somos fruto de um passado em que o homem era responsável pelo sustento e proteção da família e a mulher ser mãe e dona de casa. Atualmente ainda há mulheres que acreditam que trabalho doméstico e cuidar dos filhos sejam obrigações somente da mulher, infelizmente ainda é permitido que essa ideia perpetue em nossos lares.


Após diversas lutas pelos seus direitos, as mulheres começaram a ganhar voz e vez,

conquistando mais espaço na sociedade, porém ainda sofrem com situações machistas

diariamente, situações estas que esgotam o relacionamento e principalmente a mulher,

duplicando sua jornada de trabalho e suas responsabilidades.

Essa responsabilidade em cuidar do lar e dos filhos deve ser compartilhada entre ambos, pois assim não sobrecarrega o outro, tanto físico quanto emocional. Não se pode falar “o homem tem que ajudar a mulher”, o certo é “o homem tem que fazer seu papel como um ser inserido em uma família”. O papel que a mulher exerce em um lar, também é papel do homem. Não devemos limitar as funções para um ou para o outro, devemos partilhar.


Nos dias atuais muitas mulheres trabalham fora do lar, mas também existem as que trabalham só em função da casa, mesmo que a mulher trabalhe em seu lar, o homem também tem que fazer seu papel, pois o trabalho dentro de um lar é repetitivo, cansativo e exaustivo. Dessa forma a divisão do trabalho poderá proporcionar para a mulher um momento de descanso para seus próprios cuidados, o que levará a mulher a ter uma vida saudável, física e emocionalmente.


Pai e mãe precisam mudar essa cultura, proporcionando aos seus filhos informações, igualdade e serem exemplos em seus próprios lares, para que essa cultura machista possa ser desconstruída, oportunizando novas formas a serem construídas as relações entre um homem e uma mulher, regada de respeito, igualdade e que possam cuidar melhor um do outro, com atitudes, empatia, afeto e respeito.

1 visualização0 comentário
logo caa colorido 2.jpg